Friday, September 12, 2008

A minha primeira vez

É verdade, cá estou eu, camarada do amigo Kjell na aventura islandesa e absoluto estreante nestas andancas bloguistas. Já tínhamos tido a conversa sobre eu participar neste blogue, já que o nosso amigo Kjell tem muitos bloqueios criativos (preguicite), ficando vocemessezes bastante tempo sem novas e excitantes histórias para ler sobre esta loucura de país que é a Islândia. Por assumida preguicite minha também nunca mais tinha pedido ao Jorge (nao gosto de repetir muitas vezes a mesma palavra) para comecar a dar a minha contribuicao, até que hoje quando, ao entrar no MSN e abordar o supracitado jovem sobre umas fotografias que tinha tirado a uma baleia, ele me diz "entao vais fazer um post no meu blogue e meter as fotografias" eu pensei "eh pá, nao me apetece". Mas pronto, também nao foi difícil convencer-me porque eu sou muito fraco de espírito, sendo portanto altamente influenciável (: .
Nao me querendo alongar neste meu primeiro post por ter imenso trabalho para fazer (MENTIIIRA!) e por nao querer que vossas excelências se sintam enfadadas de tanto ler logo no dia da minha apresentacao, vou passar á "postagem" das referidas fotografias e respectivos comentários.
A história:
Esta semana, como tantas outras ao longo do último ano, eu e os meus colegas de trabalho tínhamos diversas amostragens para fazer. Para fazer essas amostragens temos que nos deslocar até uma localidade (Suðavik) que fica no fiorde adjacente a Isafjörður e embarcar com o nosso capitao, o extremamente islandês e bem disposto Bardi num dos antigos barcos de pesca da sua empresa. Ontem, no último dia de amostragem desta semana, após chegarmos a Suðavik, vestirmos o equipamento altamente cor de laranja e estarmos prontos para embarcar, eis que o meu "patrao", o Tolli, ou Þorleifur Águstsson (como preferirem) me diz "aqueles gajos acabaram de apanhar uma baleia, eu vou lá ver" e eu como jovem curioso que sou respondi logo "também vou, quero ir tirar umas fotografias". Ao chegar ao barco onde estavam os ditos senhores é este o cenário com que me deparo:



É uma baleia, ou melhor sao partes de baleia. Nao era bem o que estava á espera, fiquei um pouco desiludido porque estava á espera de ver o animal um bocadinho mais, como é que hei-de dizer, inteiro, mas nao dei o meu tempo por mal empregue, porque tal cena de carnificina até é interessante de ser ver (espero nao ofender sensibilidades). Até escrevia um pouco mais e adicionava mais algumas fotografias mas o patrao veio aqui dar ordens e afinal até tenho bastante que fazer hoje, com muita pena minha (: .

Até uma próxima oportunidade, me despeco,

Filipe Figueiredo

PS: Peco desculpa pelas incorreccoes no texto em termos de acentos, "cês" de cedilha e outras incongruências linguísticas que podem haver, já que aqui no trabalho so tenho acesso a um teclado escandinavo que, apesar de ter uma variedade de letras engracadíssimas (Ö, þ, Æ e Ð) nao tem tudo aquilo que nós latinos tanto precisamos para escrever.

PS 2: Isto até é engracado. Se eu conseguir vencer a minha preguicite ou nao tiver nada melhor para fazer no trabalho sou capaz de cá vir "beber mais um copo". (:

3 comments:

Anonymous said...

ailÔ!Daqui ti Patrícia!
Bem vindo, Abrantino!
Toma lá o teu primeiro "comment" :D...Acho muito bem que venhas aqui fazer as vezes do Sr. Jorge, até porque, se a memoria n me falha, era suposto vcs os dois irem deixando aqui qq coisa. Enfim, passou um ano e eis que você surge. Folgo muito em saber que o escrever com imaginação não é característica exlusiva aí do Rorgé.
Acho que tenho de ler mais....Por isso, vão escrevendo que eu e os livros,os livros e eu hmmm...
Va bjitos grande pros dois.
P.S- Já que é p ver morto ao menos que fosse inteiro...Diz lá a esses senhores p irem caçar focas bébés fofinhas, que as baleias demoram mais tempo a reproduzir...digo eu..

FaRinha said...

o famoso abrantes ;)

Anonymous said...

Ora então mto bem vindo Sr.Abrantes!!!Espero k se deixem dessa doença manhosa k tanto nos afecta (preguiça) e nos brindem com mtas histórias e delírios pa divertir a malta k ficou por estes lados...beijinhos