Monday, January 12, 2009

Pessoas saudáveis, jogging e realização pessoal...

12 de janeiro do não tão novo ano de 2009, 22:37
Uma boa noite para voces.
Retornado da boa vida que se vive na costa ibérica, de novo por terras cu-de-judenses.
Hora do cigarrinho da deita, divirto-me a contar as pessoas que com ar algo anedótico praticam a arte do jogging.
Atenção, não digo isto com ar de gozo, porque no cú-de-judas praticar jogging é definitivamente uma arte. Não é para qualquer um percorrer passeios carregados de cristais de gelo, e é sem dúvida alguma preciso uma carga sobrehumana de coragem para passear em roupas ridiculamente coloridas...

Ora, isto de eu me divertir a ver os bonecos saudáveis que insistem em perturbar a minha "hora do cancro" não é nada de novo... às vezes, quando vejo um grupo maior, até faço questão de expirar uma espessa nuvem de fumo no timming perfeito em que eles vão a passar... (é giro ouvi-los tossir e olharem de lado para mim como se eu fosse o anticristo em pessoa)
Mas hoje passou-se algo diferente. Houve interacção entre estes dois grupos de pessoas, as saudáveis ("joggers") e as outras (eu).

De calça de pijama azul, pom-pom no topo da cabeça, chinelinho de quarto, lá me vou distraindo a observar os padrões de fumo, até que ao largo vejo duas cabeças loiras que se aproximam mais rápido do que um pedestre normal.
"Olha mais duas..." - não consigo deixar de pensar. Como até estou tranquilo e pouco aborrecido, nem me passa pela cabeça contaminar tão saudáveis e inocentes pulmões, mas heis que....

Ora, eu não ando por aí a apregoar as minhas ideias de fumador, quem quiser fumar que fume. A única coisa que eu peço em troca é que me deixem fumar na minha tranquilidade e que se metam na vossa vida... portanto, se eu quiser correr para me tornar saudável, eu sei como é que se mete um pé à frente do outro com mais velocidade, eu sei calçar sapatilhas e atar os atacadores, e sei tomar decisões, portanto, não me fodam o juízo....

Mas a boca teve de vir, e eu não me podia ficar. Aos pulinhos sem sair do mesmo sítio, aquelas caricatas amigas acharam por bem "apregoar" as suas ideologias e "salvar das garras do demo" mais um "perdido fumador".
Sem proferir qualquer som, repouso o cigarro no canto direito da boca... levo a mão direita ao bolso do casaco à medida que lanço os olhos para o canto superior direito das órbitas como se me concentrasse... ando meio desconchavado em direcção a elas, como que se lhes fosse mostrar algo que tivesse guardado, muito importante e secreto, e que só agora seria revelado... como agradecimento por tal acto de salvação.
Retiro a mão fechada do bolso, muito lentamente e com cuidado, sempre a olhar atentamente, como se nesta mão descansassem os maiores segredos do universo.

Muito me esforço para não me "mijar" a rir. A expectativa tinha dado lugar a uma face perfeitamente vazia, algo perdida. A outra prima, de olhos esbugalhados, insiste em olhar para mim como o anticristo, mas desta vez não pelo fumo.

Com o dedo do meio estendido, fazendo um belo e convicto pirete, a minha estática mão estaria a não mais de 2 cm de tão emproado nariz.

Não controlo a vontade de rir, da mesma maneira que as duas amigas não controlam a vontade de me mandarem à merda.
E pronto...

As amigas continuaram a correr. Eu vou continuar a fumar. Foi uma noite gira, e acredito que as duas facções experimentaram uma sensação de realização pessoal - elas porque continuaram a ser saudáveis, e eu porque fico sempre realizado quando consigo arrancar uma sincera gargalhada da minha própria pessoa.

Alguém me sabe dizer se eu tive uma atitute moralmente incorrecta ?

E assim me despeço...

5 comments:

FaRinha said...

LOL
sp a criar falsas esperanças xD ahahaha

Pedro Almeida said...

LOL!! Granda maluco!! Gostava de lá tar pa ver isso! Deve ter sido de partir o caco a rir!! HAHAHA!!

Anonymous said...

Diz que eles sao muito cosmopolitas lá na tua terra, sempre na vanguarda da sociedade moderna, seja a deixar de fumar e adoptar uma vida saudável ou a mandar a economia de um país por água abaixo. Já só falta mesmo comecarem a andar de Prius para serem verdadeiras estrelas de cinema... Ah, espera, agora falta-lhes o dinheiro...

willUtoo said...

sei que tens momentos que para ti são sagrados...mas não te estava a ver a fazer uma destas!que descarado!!!:P

bom trabalho por ai!e para próxima tira fotos com elas e tu a fazeres piretes

grande abraço

Eloise de Sá said...

Hello:)

Antes de mais, muito obrigada pelo comment, gosto sempre de ouvir opiniões e folgo em saber (não que esperasse outra coisa vindo de ti) que ainda se pode opinar sem que se leve tudo como ofensa. Acho que é uma questão de consciência tranquila..ou não.Tirando aqui a parte em que tentas contaminar propositadamente pulmões alheios, devo dizer-te que fazes parte do grupo restrito de pessoas a que me referia que tem o tal bom senso:)
Apesar de ser anti-fumo, como já disse, acho que cada um faz o que quer da sua vida e do seu corpo e ninguém tem nada a ver com isso e tem que se respeitar, portanto, se o padre vem dar sermão sem ser chamado acho que mereceram ver o teu dedo no seu esplendor!
Adorava ter assistido à cena, a expressão das pregadoras deve ter sido de morte e tu de calças de pijama azul, pom-pom no topo da cabeça e chinelinho de quarto também devia ser visto!:p

Boa sorte no traseiro de judas! Vou estando atenta;)

Beijinhos*