Saturday, March 7, 2009

Viajando...


Ora agora estou mesmo decidido a escrever sobre o que há tanto tempo ando para escrever.. já tanto tempo passou que o amigo Jorge ameaçou despedir-me da administração deste espectacular e magnífico blog (ou blogue em português, para os mais sensíveis).

A história que aqui vou contar teve lugar no dia 18 de Dezembro (será?) de 2008, no dia em que fui para Portugal passar as férias de Natal.
Saí de Reykjavik ás 9 da manhã - sem ter dormido de véspera porque como tenho de apanhar o autocarro por volta das 5 da manhã nunca durmo com medo de ficar em terra - para fazer escala em Londres (Heathrow), onde tinha de ficar algumas 4 ou 5 horas á espera da ligação para Lisboa. Já em Londres, depois de ter estado 2 horas a vaguear no aeroporto para não adormecer (não me deixavam fazer o controlo de segurança porque ainda faltava muito tempo para o voo) lá pude finalmente ir fazer o controlo para entrar para as "partidas" onde sim poderia dormir um pouco, já que estava exausto. Como sou um jovem encalorado e quase sempre ando de t-shirt em locais fechados, naquele dia não foi excepção e andei todo o tempo no aeroporto, antes de fazer o controlo, com a t-shirt que tem o desenho (que eu até me dei ao trabalho de fotografar para pôr no blog) engraçado/ofensivo/de mau gosto/hilariante que se encontra no início do post.
Já tinha reparado que algumas pessoas, poucas, tinham reparado no desenho e houve 2 jovens que até apontaram e se riram, reacção comum de cada vez que ando com a t-shirt vestida em público. Até aqui nada de especial.
O caricato aconteceu quando eu chego ao controlo de segurança e estou á espera da minha vez para passar no raio-X e vejo umas senhoras que estavam a fazer o controlo da bagagem a olharem muito chocadas para a minha t-shirt, tendo uma delas desaparecido muito rápido e voltado pouco depois com um senhor de meia idade, carrancudo e uma espécie de crachá ao peito. Ora eu passei pelo detector de metais e o senhor vem imediatamente falar comigo, com uma conversa que foi mais ou menos do género:
-Senhor do aeroporto: "Desculpe senhor, mas vai ter de tirar essa t-shirt."
-Eu: "Então mas porquê?"
-Senhor do aeroporto: "É uma t-shirt ofensiva e não podemos permitir esse tipo de demonstração no aeroporto. Por isso vai ter de virar a t-shirt do avesso ou vestir alguma coisa por cima, senão eu garanto-lhe que não embarca no seu voo."
-Eu: "Mas isso é ridículo, eu até conheço americanos e eles não se importam e até se riem com isto."
-Senhor do aeroporto: "Bem vindo aos direitos humanos."

A conversa foi um pouco mais longa, mas isto foi o que se passou basicamentem já que ainda estive a argumentar um pouco mais com ele, sem nunca saber o que dizer porque fiquei perplexo e só me dava vontade de rir. Eu estava cansado e com pouca paciência para chatices, além de querer mesmo chegar a casa e, apesar de não ter feito nada ilegal eles podiam muito bem reter-me até passar a hora do meu voo. Resumindo, lá acabei por vestir um casaco e passar no controlo para me ir deitar num sofá qualquer até ser hora de me ir embora.
Foi hilariante, fez-me rir na altura e ainda me faz rir agora de cada vez que me lembro disso. Em parte compreendo a atitude deles, mas também é altamente deplorável já que eles são dos grandes defensores da liberdade de expressão, religiosa, política ou de qualquer outro tipo.
Pode-se argumentar que a t-shirt tem um teor subjectivo do género "ataque ao capitalismo consumista", mas não me cheira que o senhor fosse na conversa e muito provavelmente ainda me metia numa sala para fazer uma busca ás cavidades corporais o que, para alguns, até deve ser uma aventura emocionante e porque anseiam, mas eu não, muito obrigado.
Enfim, eu acho a t-shirt genial, não só porque muita gente a considera ofensiva mas porque é de um humor negro como não se vê todos os dias.. por isso mesmo é que a comprei. Pois é, se calhar este senhor(es) é(são) daqueles que acha(m) que meter gajas nuas num Magalhães a fingir no Carnaval de Torres Vedras deve ser proibido pelo tribunal.. ou isso ou eu sou um comunista da pior espécie, de fazer o Karl Marx corar de vergonha por ser tão capitalista.

Filipe Figueiredo

No comments: